Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Discurso proferido por S.E. o Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, por ocasião de apresentação das Cartas Credenciais da Embaixadora do Senegal. Palácio da Presidência, 14 de fevereiro de 2017.

image

Senhora Embaixadora, 

Gostaria de a felicitar pela assumpção das suas funções como Embaixadora da República do Senegal em Cabo Verde e desejar-lhe os melhores sucessos no seu desempenho. Espero que a Senhora Embaixadora e a sua Família se sintam bem no nosso país e se sintam em casa!

Espero, igualmente, que durante a sua estada no nosso País tenha a oportunidade de viajar pelas diferentes ilhas e conhecer um pouco a nossa cultura e a nossa gente. Certamente encontrará também muitos dos seus concidadãos que escolheram Cabo Verde como local de residência e de trabalho.

Através de Vossa Excelência, gostaria de saudar a Comunidade senegalesa residente em Cabo Verde, à qual envio um abraço fraterno. 

Excelência,

Apraz-me reconhecer que as relações entre Cabo Verde e o Senegal têm sido muito boas. Importa referir que ainda muito antes da nossa independência nacional, deu-se a aproximação com o Senegal, através dos cabo-verdianos que, logo no inicio do século XX, começaram a emigrar para Dacar, tendo a cidade entrado na rota da nossa primeira emigração para África e para o imaginário do cabo-verdiano, e fazendo, inclusive, parte das nossas mornas.

Escusado será também referir o quanto a nossa Comunidade se sente bem integrada e parte da sociedade senegalesa. Deixo aqui o nosso profundo agradecimento às autoridades do Senegal pelo bom acolhimento e pela boa integração dos nossos concidadãos em terras senegalesas.

Excelência, 

As relações formais que datam desde os primórdios da independência de Cabo Verde baseiam-se no respeito mútuo, nos laços históricos comuns, na boa vizinhança e na cooperação existente.

Têm sido complementadas e fortalecidas com a troca de visitas ao mais alto nível entre os dois países, com a participação dos nossos países nas Organizações regionais e sub-regionais do nosso Continente e com a existência das respectivas Comunidades em Cabo Verde e no Senegal.

Entendemos que os nossos dois países devem continuar a encontrar formas de trabalhar em conjunto, em matérias de interesse para ambos, sobretudo neste contexto de grande instabilidade na nossa região. Uma concertação de posições entre os dois países, no quadro da CEDEAO e da UA, torna-se necessária e vital, enquanto países amigos e vizinhos mais próximos.

No plano bilateral, recorto o domínio dos transportes marítimos, a merecer uma atenção muito especial e funda. 

Excelência,

Além do Tratado de Amizade e de Cooperação assinado em 1976, ao longo dos anos os nossos dois países assinaram um total de 59 instrumentos de Cooperação em diferentes áreas, tais sejam a cultura, transportes aéreos, as migrações, a saúde, a educação, os transportes marítimos, a delimitação da fronteira marítima, as pescas, o comércio…

Não obstante este grande número de instrumentos firmados entre nós, creio que ainda temos um longo caminho a percorrer em conjunto, para avançar ainda mais nas nossas relações bilaterais e aprofundar a amizade entre os nossos dois povos e países. 

Aproveito a oportunidade para pedir à Senhora Embaixadora o favor de transmitir as minhas calorosas saudações ao Senhor Presidente e meu amigo Macky Sall e ao povo irmão do Senegal.

Senhora Embaixadora, desejo-lhe uma vez mais sucessos nas suas funções como Representante de um país amigo e irmão - o Senegal - em Cabo Verde. 

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.