Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Mensagem de SE o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca ao escritor José Eduardo Agualusa, M.D. Escritor – Lisboa. Praia, 22 de junho de 2017.

image

 

“Excelentíssimo Senhor José Eduardo Agualusa, M.D. Escritor. Foi com muita satisfação que recebi a notícia da atribuição do Prémio Literário Internacional de Dublin à sua ‘Teoria Geral do Esquecimento’. Satisfação como Chefe de Estado de Cabo Verde e, igualmente, como cidadão deste pequeno arquipélago e país que, feito de muitos pedaços e cores do mundo, construiu uma nação generosa e amante da liberdade e da justiça.

Apraz-me verificar como a sua carreira literária, intensa, prolixa, séria e deveras muito qualificada, na esteira dos grandes vultos que, no passado, colocaram a sua escrita ao serviço da causa da justiça e das pessoas, conhece hoje novos horizontes. Regozijo-me em ver como as suas obras vêm sendo cada vez mais acolhidas e apreciadas pela crítica e por um público diverso e cada vez mais vasto e heterogéneo. A distinção e o reconhecimento da sua obra são também mais uma etapa na afirmação desta língua que falamos e com a qual vimos construindo, progressivamente e não sem alguns constrangimentos, uma comunidade de afectos, e que está presente no quotidiano dos nossos povos. As nossas histórias também são feitas pelos homens de letras, como V. Ex.ª, que sabem descodificar e dar sentido belo e justo ao rumor dos dias e não se acantonam a um mero circundar as veredas das paixões, mas também ajudam a interpretar as ansiedades, fixando o húmus do nosso tempo, mantendo vivos o sonho e a esperança, sobretudo dos que não têm voz e sentem, pois, mais pulsão pela justiça e pela liberdade. A Literatura – diz-se - é o centro por excelência da afectividade; os livros, a maior rede social que alguma vez existiu ao longo da história da Humanidade. Com ela, somos mais livres, portanto, mais humanos. Aceite, por isso, as minhas mais vivas felicitações por mais este triunfo do seu labor meticuloso, nobre e valioso, que vão deste pequeno país, que sei que também admira, e bem os seus escritores e artistas”.

Jorge Carlos de Almeida Fonseca

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.