A Dra Lígia Fonseca e comitiva foram recebidas de forma muito amistosa e calorosa pelos organizadores do evento "No back Pack day", em particular pela jovem Mongai Fankam, fundadora da Organização No Back Pack Day ou Um dia sem mochilas, acompanhada pela mãe Abong Fankam e pela Terza Lima-Neves, presidente da Capeverdeans of the Carolinas Association, uma associação que reúne cabo verdianos e descendentes dos Estados da Carolina do Norte e do Sul

No passado dia 02 de Março do corrente ano, a Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, efetuou uma visita à Casa de Acolhimento Manuela Irgher, situada no Concelho de Santa Cruz. A casa acolhe mães chefes de família e seus respectivos filhos que vivem em situação de vulnerabilidade.

A Primeira-dama, Dra. Lígia Dias Fonseca foi convida pela Escola de Formação Teológica para Leigos da Diocese de Mindelo para proferir uma conferência na Iª Edição da Semana Teológica intitulada “Construir a Justiça para acolher a Paz” no Mindelo na Academia Jota Monte, que aconteceu no passado dia 7 de março do corrente. A sua intervenção versou sob o tema “A Justiça e a Paz na Sociedade Cabo-verdiana: O contributo da Igreja Católica”.

A Primeira-dama, Dra. Lígia Dias Fonseca, em parceria com a Escola Secundária Manuel Lopes, situada na zona de calabaceira- Praia, promoveram no passado 10 de fevereiro do corrente, uma conversa aberta sob tema: Género e Ciências: Que Desafios? para assinalar o dia 11 de fevereiro, dia em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Áreas das Ciências.

A Primeira-dama, Dra. Lígia Dias Fonseca, presidiu no dia 06 de fevereiro, o ato solene de abertura da celebração do XXº aniversário da Escola Secundária Constantino Semedo, situado em Achada São Filipe- Praia. Após uma breve resenha histórica sobre o patrono da escola, Sr. Constantino Semedo, mais conhecido como Sr. Manito, que marcou o Liceu Domingos Ramos quando exercia a profissão como contino, era considerado por muitos, alunos, professores e outros funcionários, homem integro e amigo de todos. Na sua intervenção, a Primeira-dama, considerando que o lema da escola é «Educando para a Vida», reforçou a ideia de que uma escola, mais do que ensinar, educa. Para isso “é necessários Professores que falam e deixam falar, que questionam, desafiam, confiam, responsabilizam e dão liberdade aos alunos para que estes possam dar asas à imaginação”, sublinha. Sem deixar de expressar a sua total concordância de que os professores devem ser exigentes para com os seus alunos, a Primeira-dama enfatizou a necessidade de se encontrar um modelo em que se “educa na felicidade”; “Só assim os alunos se transformam em seres íntegros repletos de conhecimentos”. Para terminar chamou atenção para uma das problemáticas que mais afetam a nossa juventude hoje, o uso abusivo do álcool. Apelou ao não uso dessa substância, tendo em conta as consequências que este tem na família e na nossa sociedade.

Dra. Lígia Dias Fonseca, participou, ontem, 31 de janeiro no ciclo de reflexões promovido por um grupo de 30 jovens da comunidade de Santo Egídio, residentes na localidade de Safende. O evento sob o lema “Por uma cultura da não-violência – uma emergência nacional: a política como Espaço ou Meio para Educação para não Violência, enquadra-se num ciclo de reflexões levado a cabo por essa organização social com o objetivo principal de desafiar os jovens da cidade da Praia a refletirem sobre as atitudes e comportamentos que enformam a cultura da não-violência nas mais variadas situações da convivência humana.

À semelhança dos anos anteriores, a Presidência da República está a desenvolver um conjunto de atividades para assinalar a VI edição da Semana da República (2017), de 11 a 20 de janeiro, desta feita, Edição de homenagem ao antigo Presidente, Dr. António Mascarenhas Monteiro.

A primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, promoveu na tarde de 10 de dezembro da corrente, uma Festa de Natal Solidária, no polivalente Didjunt, com mais de 600 crianças mais desfavorecidas do Município da Boavista, mais concretamente do Bairro da Boa Esperança e arredores.

Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, assinala a 10 de dezembro de 2016, o dia Internacional dos Direitos Humanos com marcha Silenciosa pela cidade de Sal Rei.

A Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, visitou, na tarde de 10 de dezembro do corrente, as famílias do Bairro da Boa Esperança, na ilha da Boavista.

A Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, promoveu no dia 9 de Dezembro do corrente, uma reflexão com os alunos da escola secundária de Boavista e também participou na marcha organizada pela Comissão Nacional dos Direitos Humanos em parceria com a associação ACULP, Na manhã de 10 de Dezembro, sob o lema “defenda os direitos de alguém hoje”.

A Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Dias Fonseca, procedeu na manhã de 06 de Dezembro de 2016, ao acto de encerramento da conferência subordinada ao tema "Progressos e desafios da promoção da igualdade de género em Cabo Verde no contexto global e regional”, organizada pela Universidade de Santiago, em Assomada

A Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, presidiu, 01 de Dezembro do corrente, o ato de lançamento da banda desenhada, “Viver com VIH-Sida é Possível! Com Estigma e discriminação Não! no âmbito do dia Mundial de Luta contra sida.

No dia em que se assinala o dia Mundial de Luta contra Sida, 01 de Dezembro, a Primeira Dama, Dra. Lígia Dias Fonseca, fez a apresentação do estudo “Índice de Estigma e Discriminação das Pessoas que vivem com VIH em Cabo Verde”, a convite da CCS-SIDA.

No dia em que se assinala o dia Mundial de Luta contra Sida, 01 de Dezembro, a Primeira Dama, Dra. Lígia Dias Fonseca, fez a apresentação do estudo “Índice de Estigma e Discriminação das Pessoas que vivem com VIH em Cabo Verde”, a convite da CCS-SIDA

A Primeira Dama, Lígia Dias Fonseca, proferiu, 30 de Novembro de 2016, o discurso de encerramento do I encontro de reflexão sobre o tema “Em busca de soluções para uma melhor inclusão em Cabo Verde” realizado pela Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais (COLMEIA)

A convite do Centro de Capacitação e Formação Profissional dos Órgãos, a Primeira Dama, Dra. Lígia Dias Fonseca, proferiu, 28 de Novembro do corrente, uma palestra sobre Direitos Humanos e Cidadania, concretamente “o papel dos jovens no desenvolvimento social do país”

A Primeira Dama, Lígia Dias Fonseca, participou na tarde de 27 do corrente mês, no encerramento do projeto “Bem-estar comunitário e Promoção de Qualidade de Vida” na comunidade de Fonton, promovida pelo Centro de intervenção comunitária e a Rotary Clube Maria Pia.

A Primeira Dama, Lígia Dias Fonseca, participou, 25 de Novembro do corrente, no Acto Central das Comemorações do Dia Internacional pelo fim da Violência contra as Mulheres, a convite do ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género

A Primeira Dama, Dra. Lígia Dias Fonseca, promoveu, na manha de 25 de Novembro do corrente, uma reflexão sobre a Violência no Namoro, enquadrado na comemoração do dia Internacional da Eliminação das Violências Contra as Mulheres.

A Primeira Dama de Cabo Verde, Dra. Lígia Dias Fonseca, participou, na tarde do dia 19 de Novembro do corrente, na Comemoração do Primeiro Aniversário do Grupo cultural Guineense, “Raiz di nós terra”. O evento aconteceu no Liceu Cónego Jacinto, sito na localidade da Várzea. O ambiente de festa, confraternização e muita amizade deu o corpo a bela tarde de cânticos e danças.

A primeira dama de Cabo Verde, Lígia Dias Fonseca, participou, na tarde do dia 18 de Novembro do corrente, numa tertúlia sobre "Mulher no centro da Mudança", organizada pela Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago e que contou com a participação da ex-deputada nacional, Graça Sanches e da deputada Isa Costa

A primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, participou, no passado sábado, dia 15, em São Francisco, de uma conversa aberta dedicada ao tema «O papel da mulher no desenvolvimento local e seus desafios

O Mês de Março é o mês da Mulher, mês em que duas datas históricas e simbólicas, o 8 de Março, dia Internacional das Mulheres, e o 27 de Março, dia da Mulher Cabo-Verdiana, foram estabelecidas para saudar o ser feminino e para reconhecer seu contributo, nas mais diversas áreas, embora em contextos historicamente, adversos.

Lígia Fonseca, participou terça-feira, dia 01 de março de 2016, no lançamento do livro “Herdeiros da Escravatura”, na cidade da Praia.

Para assinalar Março mês da mulher e Dia Internacional da Discriminação Zero, a primeira-dama Lígia Fonseca visitou terça-feira, dia 01 de Março de 2016, as mulheres reclusas na Cadeia Central da Praia.

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.